História
Inserida numa antiga quinta da Laranjas, fruto este exportado em grandes quantidades no séc. XIX, a Plantação de Ananases Augusto Arruda é reconhecida como um ponto de visita obrigatório na ilha de São Miguel. No início do século XX, o Dr. Augusto Arruda transformou uma antiga propriedade de família, na sua residência habitual e, também, numa das mais importantes plantações de ananases da ilha.
De raiz, a plantação, na sua construção e planeamento, foi criada para obter os melhores resultados de cultivo bem como para poder ser visitada por turistas, privilegiando o carácter demonstrativo.
Na primeira metade do século XX, a Plantação foi um dos maiores exportadores de ananases para todo o mundo. Depois da 2ª Guerra Mundial, a Plantação foi progressivamente centrando a sua atividade no Turismo, mantendo uma atenção especial na preservação dos métodos originais de produção. Hoje, a Plantação de Ananases Augusto Arruda, que se mantém propriedade da família do seu fundador e já na 3ª geração, afirma-se como de importância para o turismo da Região Autónoma dos Açores e um dos locais mais visitados da ilha de São Miguel.